História do Voleibol
O voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C. Morgan, director de Educação Física da Associação Cristã da Mocidade (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos da América do Norte.
0 nome original deste desporto era minonette. Nessa época, o desporto da moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos por James Nasmith.
Era um desporto muito enérgico e cansativo para homens de idade. Por sugestão do Pastor Lawrece Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante a do Ténis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquetebol era batida, surgindo assim o desporto que seria mais tarde denominado voleibol.
O seu nome fosse mudado de minonette para voleibol, uma vez que a ideia básica do jogo era jogar a bola de um lado para o outro, por cima da rede, com as mãos.
Em Setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como Desporto Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em Outubro de 1964.
O criador do voleibol, William C. Morgan, faleceu em 27 de Dezembro de 1942, com 72 anos de idade.
Sem comentários:
Enviar um comentário